domingo, 3 de outubro de 2010

Desmatamento das florestas tropicais

O desmatamento das florestas tropicais é responsável por 1/5 das emissões de gases do efeito estufa, número superior às emissões do setor de transportes em todo o mundo.
         A cada ano, desaparecem na África 9,7 milhões de hectares de florestas; 7,3 milhões na América Latina; e 4,7 milhões na Ásia. Indonésia, Filipinas e Tailândia são os países onde mais se destroem florestas; em Bangladesh, ao contrário, já não se destrói mais nada, pela simples e boa razão de que ali não há mais floresta alguma para ser destruída. Há locais, em todo caso, onde essa tendência está sendo revertida. Os europeus, por exemplo, que devastaram quase todo o seu continente para construir uma civilização brilhante e poderosa, estão conseguindo índices de reflorestamento que chegam aos 3% anuais.
Essa devastação ocorre por diversos motivos: *para a agricultura (criação de gados, plantações...); *transformação de árvores em folhas de papel, em móveis derivados de madeira... Enfim, podemos dizer em tão que o destino dessas matas que são destruídas, acaba sendo para coisas supérfluas, para o consumo alienado da população mundial. Sendo isso mais um fenômeno da Globalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário