sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mobilização Nacional Indígena (4)

Sobre a PEC 237 (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/AGROPECUARIA/435613-PEC-PERMITE-CONCESSAO-DE-TERRA-INDIGENA-A-PRODUTOR-RURAL.html)

Caso seja aceita, a PEC abrirá as portas para uma exploração exacerbada dos recursos naturais das terras indígenas que serão concedidas aos agricultores.
Hoje, sem que lhes seja permitida a ocupação de terras indígenas já o fazem, imaginem então o que será feito caso essas terras lhe sejam concedias?!
É previsto, pela PEC, que haja uma relação harmônica entre agricultores e indígenas, mas, como sabemos essa harmonia é pura utopia! Todos temos conhecimento dos conflitos históricos entre agricultores e índios. Pergunto àqueles que defendem a PEC, se realmente acreditam em uma possível relação de paz entre esses indivíduos (?), já que os agricultores nunca respeitam as posses indígenas e mesmo em um território que não lhes pertencia dominavam e exploravam tanto a terra quanto os próprios nativos.
Porém, os bem vividos sabem que por trás dessa "regularidade" apresentada pela Proposta de Emenda à Constituição 237/13 esconde-se os maléficos interesses daqueles que a defendem.
Viveríamos em um "mar de rosas" se as leis e emendas fossem efetivamente seguidas, mas em nossa sociedade ha o "jeitinho brasileiro", que encontra brechas em paredes de concreto e assim, enormes lacunas são abertas, levando-nos ao descumprimento das normas, falhas judiciais e violação dos direitos dos povos indígenas (nesse caso).
Portanto, se vivemos em uma sociedade deficiente que não preza pelo respeito aos seus recursos naturais e pelos povos nativos, a PEC 237/13, jamais poderá ser aprovada! Caso contrário seguiremos rumo ao caos social (e ambiental).

Laura Mazzutti

Um comentário:

  1. Oi Laura, parabéns pelo blog! Que bom seria se todas as pessoas pensassem como vc e agissem, mesmo que sutilmente. A mudança do mundo deve começar internamente e individualmente, essa semente em vc ja está bem plantada, parabéns pros seus pais também! A proposito, achei linda sua atitude do debate sobre o amor. Muito sucesso, namastè

    ResponderExcluir