quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mobilização Nacional Indígena

 Dentre as Propostas de Emenda à Constituição esta a PEC 257/04 que fora agregada à PEC 215/00 que infringe os direitos indígenas(Acesse o link a seguir para ler a proposta dessa emenda: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=889041). E é sobre ela que irei, a seguir, expor minha opinião!

 Como se ousa dizer que a dimensão das terras ocupadas pelos povos indígenas é desproporcional ao tamanho das populações indígenas ao mesmo tempo em que se vive em uma sociedade capitalista onde uma minoria é detentora de bens, inclusive terras, que em relativas proporções (se bem distribuídas) seriam suficientes para reduzir a pobreza em nosso país?!
 Os ruralistas, defensores da PEC 257/04 agregada à PEC 215/00, utilizam-se do argumento citado acima, porém, eles mesmos possuem uma quantidade de terras que não condiz com suas reais necessidades!
 Devemos nos lembrar que aqueles que almejam novas demarcações das terras pertencentes aos povos indígenas o querem para desmatar as terras e transformá-las em pastos e/ou lavouras. Uma criação/produção que não visa sessar as necessidades de uma população que ainda sofre com a fome, mas sim, visam o acúmulo de riquezas e abastecimento do capitalismo e seu mercado consumidor que a cada dia gera mais problemas à sociedade em que vivemos!
 Enxerguem que as propostas que estão sendo feitas são uma afronta à constituição e aos direitos dos índios àquele pouco de terra que lhes resta (já que em um passado não muito distante, esse país, fechado por matas, lhes pertencia!).

Laura Mazzutti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário