sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia Nacional da Conservação do Solo


Hoje, dia 15 de abril de 2011 comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo.
Reflorestamento; plantação de eucalipto.
Sabia que após ser desgastado ou ‘lavado’, o solo que por sua vez enfraquece e perde seus nutrientes e fertilidade, dificilmente volta a ser como antes, ou então nem melhorar não consegue?! É isso que acontece quando áreas são desmatadas para dar início a uma plantação
(de forma que o solo fique enfraquecido, pois ainda existem agricultores que aderem o Sistema de Roça na plantação, sistema o qual coloca-se fogo na área para devastá-la), ou em algumas regiões com alto índice pluviométrico (isso porque muita água penetrando no solo faz com que seus nutrientes sejam “lavados”, perdendo então sua fertilidade).
Porém, existem soluções para este problema, e duas delas (as quais considero principais) são:
Conservação da vegetação nativa: Não praticar o desmatamento, pois a mata nativa fornece inúmeros nutrientes que fortificam o solo;
Reflorestamento: Replantando árvores em regiões desmatadas, é dada ao solo uma “oportunidade” de reconstituir-se, de forma com que o processo de erosão torne-se menor ou em alguns casos, extinto. O Pinheiro e o Eucalipto são árvores indicadas para reflorestamento, pois suas raízes “seguram” o solo e absorvem parte da água.
Quando forem comprar algum objeto ou qualquer coisa que seja de madeira, por favor, verifiquem se é de reflorestamento, pois além de ajudar na preservação da mata, contribui na fortificação e conservação do solo! Feliz Dia Nacional de Conservação do Solo.

VAMOS DAR VOZ AOS QUE NÃO FALAM.Mazzutty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário