quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carta da Terra

Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma  sociedade global no século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica. O
documento procura inspirar em todos os povos um novo sentido de interdependência
global e de responsabilidade compartilhada pelo bem-estar da família humana e do mundo em geral.
         Com o lançamento oficial da Carta da Terra no Palácio da Paz, em Haia, no dia 29 de junho de 2000, iniciou-se uma nova fase para a Iniciativa, qual seja, estabelecer uma base ética sólida para a sociedade global emergente e ajudar na construção de um mundo sustentável baseado no respeito à natureza, aos direitos humanos universais, à justiça econômica e a uma cultura de paz.
         Ou seja, o objetivo da carta da Terra é incentivar as pessoas a serem mais ecológicas, em busca de um planeta mais sustentável.
         Podemos ver no mundo, pessoas que estão fazendo a diferença, pessoas que não jogam lixos nas ruas, que controlam os gastos de água, fazem coleta seletiva, pessoas que participam de ONGs e fundações de proteção ao meio ambiente, que compram produtos orgânicos, de reflorestamento... Enfim, já podemos ver pessoas contribuindo para a sustentabilidade de nosso planeta.
          Mas também nos deparamos com algumas pessoas que não se importam com as questões ambientais, principalmente donos de grandes empresas e indústrias que “precisam” do desmatamento, da emissão de gases poluentes para produzirem.
         Em minha casa, procuramos reduzir o uso de produtos que agridem a natureza, não mais jogamos lixo nas ruas e no meu caso, fico atenta ao gasto de água e energia; e claro, alertamos pessoas ao nosso redor a seguirem nosso exemplo. 
         É facil ajudar no desenvolvimento sustentável,banhos mais rápidos,trocar sacolas plásticas por eco bags,consumir produtos de empresas que apoiam a causa ambiental,e diversas outras ações que foram citadas anteriormente.Seja consciente,dê bons exemplos aos que lhe cercam,as futuras gerações agradecem!!
Mazzutty.




Nenhum comentário:

Postar um comentário