domingo, 13 de março de 2011

É Carnaval

O Brasil é conhecido mundialmente pelo carnaval e todo o glamour que este possui. As festas são comuns em todos estados. Essa tradição brasileira geralmente acontece no mês de fevereiro, e eventualmente em março como foi este ano.
O evento mais ‘famoso’ são os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do
Rio de Janeiro. Carros alegóricos que parecem surreais por tamanha exuberância e luxo que possuem. Mulheres bonitas e deslumbrantes sambam pela avenida, seminuas, mas com acessórios que chamam à atenção do público.
Realmente maravilhoso tudo isso, não é mesmo?!
Mas e por trás de toda essa beleza, o que se encontra?
Esses lindos acessórios geralmente são feitos com penas de aves. Possível imaginar quantas dessas são sacrificadas apenas para manter o luxo dos desfiles? Milhares e milhares... Um número incontável, com certeza. Agora surgiu a ‘inovação’ para os enfeites, que é fazer o uso de crina de cavalos nas fantasias. Neste caso, creio que não é necessária a morte do animal, porém é desrespeito à ele!
E os carros alegóricos? Para onde vão seus restos? Construções gigantescas feitas para circularem apenas por uma hora e vinte e dois minutos na avenida, geram um lixo de tamanho semelhante á sua estrutura nos desfiles. Amontoados formam-se, colaborando com a poluição.
E a reciclagem? E o respeito aos animais?
Li algumas reportagens recentemente alegando que se tem utilizado matérias recicladas para a construção dos carros, e que as fantasias também são reutilizadas. Li também que algumas roupas são de penas artificiais, que não matam tantas aves quanto a um tempo atrás. Porém ainda não são todas as escolas de samba que se enquadram neste novo método de produção.
E quando será que todos carnavalescos irão se conscientizar e respeitar um pouco mais a natureza, podendo ao menos reutilizar produtos de outro carnaval? Quando teremos total respeito com a natureza? Espero que em breve, pois não há muito tempo a perder.
A meu ver, deveria ser criada uma norma padrão para que todas as escolas de samba a seguissem, e que nessa estivesse presente as seguintes propostas:
·       80% do material para construção dos carros alegóricos devem ser de materiais já reciclados e 10% de materiais recicláveis. Os 10% restantes não necessariamente.
·       As fantasias não podem conter quaisquer elementos animais, sejam penas, peles... Exatamente NADA animal.
·       As mesmas fantasias têm que ser reutilizáveis, de qualquer forma. E também conter elementos reciclados e recicláveis.

Seria ótimo que esses itens fossem cobrados, para que cada vez seja menor o impacto no ambiente.
Não vamos olhar apenas para o deslumbre do carnaval, vamos enxergar a verdade, o que tem por traz de tudo! E será desta forma que o encanto de tudo o que nos cerca, acabará.
VAMOS DAR VOZ AOS QUE NÃO FALAM



Mazzutty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário